Lab.Frankel

Sua Saúde

DICAS DE SAÚDE

ATENÇÃO COM SUA SAÚDE


DICAS SOBRE URINOCULTURA E SUA RELAÇÃO COM OS TESTES DE NITRITO E LEUCÓCITOS EM AMOSTRAS RECENTES DE URINA.
 
URINOCULTURA - Sua importância é na confirmação diagnóstica de infecção do trato urinário e posterior orientação do tratamento e acompanhamento deste.
A amostra- Deve ser coletada antes do início de qualquer terapia antimicrobiana para que o exame tenha  real significação clínica.
 
Preparo do paciente - Deve ser orientado para coletar a primeira urina da manhã em frasco limpo e estéril, devendo ser aberto apenas no momento da coleta. A assepsia é importante bem como a coleta de jato médio( despreza-se o primeiro jato).
 
Armazenamento - O ideal é que a amostra seja inoculada logo após a coleta; não  sendo possível, a urina deve ser mantida em geladeira (2 – 8 °C) no máximo por 4 horas.
 


 

RELACAO ENTRE URINOCULTURA E TESTES COM TIRAS REATIVAS PARA PESQUISA DE NITRITO E LEUCÓCITOS EM AMOSTRAS RECENTES DE URINA

 

TESTE DO NITRITO - Possibilita uma triagem rápida para detecção de infecção no trato urinário, sendo que a base bioquímica do teste é a capacidade que tem certas bactérias de reduzir o nitrato, constituinte normal da urina, em nitrito, que normalmente não aparece na urina. Assim, o teste, mostra-se positivo em cistites e pielonefrites , servindo também para avaliar o sucesso da antibioticoterapia, no controle de pacientes com alto risco de infecção e na seleção de amostras para cultura de urina.
 
Atenção para as interferências -  Há um  número significativo de infecções causadas por leveduras e bactérias gram - positivas não redutoras de nitrato; O tempo de contato das bactérias com o nitrato deve ser considerado, por isso recomenda-se a primeira urina da manhã para o teste. A correlação entre culturas positivas e testes positivos de nitrito é significativamente mais baixa quando os testes são feitos com amostras colhidas ao acaso. Outras possibilidades de resultados falso –negativos: Falta de nitrato na alimentação, presença de grande quantidade de ácido ascórbico, inibição do metabolismo bacteriano por antibióticos e redução do nitrito em nitrogênio quando o número de bactérias presentes é grande.  Quando se usa urina recente, não serão obtidos resultados falso - positivos.
 
TESTE PARA LEUCÓCITOS - Um dos achados mais freqüentes no exame de urina tipo 1 (EAS) é a presença de leucócitos, indicando uma possível infecção do trato urinário. Pode também ser útil na seleção de amostras para cultura.
 
Atenção para as interferências (em tiras reativas) – Além da presença de agentes oxidantes fortes no recipiente de coleta, não foram encontradas outras causas de resultados falso - positivos. Cabe ressaltar que , eritrócitos , bactérias e células renais não contém esterases  (presente nos granulócitos). Podem ocorrer resultados falso - negativos na presença de altos níveis de glicose e proteínas; também em amostras com densidade elevada.
 

DICAS PARA COLETA DO EXAME PARASITOLÓGICO COMPLETO
 
Para  seu maior conforto , estamos disponibilizando aos clientes , um frasco com líquido conservante para a coleta de fezes .
 
 DA COLETA A DETECÇÃO: VANTAGENS


HEPATITE C

A Hepatite C precisa ser diagnosticada. Realizamos testes Elisa de 3ª geração com sensibilidade de 97%.

PÚBLICO ALVO:


HIV , DIAGNÓSTICO DA INFECÇÃO

INDICAÇÕES

Identificar os portadores de HIV, tanto sintomáticos quanto assintomáticos, nas situações abaixo:

TESTES SOROLÓGICOS
 
ELISA
É o mais utilizado, com sensibilidade e especificidade superiores a 99%. Após duas reações ELISA positivas numa mesma amostra, é essencial a realização de teste confirmatório por  outro método.
Tem alto valor preditivo positivo em populações com comportamento de risco. Se o resultado for negativo não é necessário realizar um teste confirmatório.
              
WESTERN-BLOT
É um teste confirmatório de infecção pelo HIV (mais específico e menos sensível do que o ELISA)
O teste é considerado positivo se houver a detecção de 2 ou mais anticorpos contra o HIV :p24 ,Gp41 e Gp120/160. Quanto mais bandas estiverem presentes, maior a segurança de interpretação como um teste positivo.
Quando não houver nenhuma banda é considerado não-reagente ou negativo. Qualquer outro perfil é considerado indeterminado, deve ser feito o acompanhamento após 1-2 meses, observando-se a evolução dos anticorpos . 
DETECÇÃO DO ANTÍGENO VIRAL
 
Antígeno p24
 
PCR qualitativo
 
PCR quantitativo ( carga viral )
 
LEMBRETE
Os anticorpos contra o HIV surgem  de 2 a 8 semanas após a infecção. Após 21 dias 50% dos indivíduos apresentarão sorologia positivas, após 3 meses mais de 95% e, após 6 meses, o percentual é superior a 99%.
 

 
FIQUE ATENTO COM SUA TIRÓIDE
 
O TSH é o método mais sensível e específico para rastreamento de hiper ou hipotiroidismo.
Os  pacientes podem ser assintomáticos ou apresentar manifestações inexplicáveis como :
depressão, disfunção cognitiva, ganho de peso, perda de peso, fadiga e menstruações irregulares.
O T4 ,T3 e T4 livre  complementam o diagnóstico de Hipertireoidismo  e Hipotireoidismo.
 

 
PERFIL LIPÍDICO
COLESTEROL TOTAL + HDL (lipoproteína de alta densidade) + TRIGLICERÍDEOS + LDL (lipoproteína de baixa densidade) = RASTREAMENTO PARA DISLIPIDEMIA.
 
LEMBRETE
Rastreamento a cada 5 anos para todas as pessoas a partir dos 20 anos de idade .
 

 
ATENÇÃO EMPRESAS
DICAS
Sua Empresa é saudável ? Faça um check-up laboratorial com acompanhamento clínico.
Marque uma visita conosco e agende o dia da coleta na Empresa. 
 

By Cleber Melo